A Fábrica de Laticínios – Campinas do Piauí

A Fábrica de Laticínios de Campinas, que deu origem ao município de mesmo nome, estava inserida dentro do projeto do engenheiro agrônomo Francisco Parentes : o estabelecimento rural São Pedro de Alcântara , para ensino prático de agricultura e zootecnia , cujas finalidades eram promover a prosperidade agrícola do Piauí e a conversão de escravos e seus descendentes em pessoas livres.
NostalgiaPiauhy

NostalgiaPiauhy

Com a morte de Francisco Parente, a colônia entra em falência . Em 1889 as terras em que estavam implantadas o projeto de Parentes são entregues ao engenheiro Antõnio José Sampaio , que idealizou uma nova empresa, mais ambiciosa .Em abril de 1897, Sampaio inaugurou a Fábrica de Laticínios, funilaria, maquinismo para o preparo de manteiga , máquina de gelo e serraria a vapor. Uma indústria pioneira no Piauí e todo Norte/ Nordeste do Brasil, cuja matéria-prima provinha das fazendas nacionais . Seu maquinário, trazido da Inglaterra por transporte marítimo e fluvial – rio Parnaíba, era extraordinário para a época.
Google imagens

Google imagens

O projeto não teve êxito pleno, pois só a Fábrica de Laticínios chegou a funcionar, produzindo boa manteiga até o ano de 1947.
Curiosidades 
  • Nos dias de hoje o prédio encontra-se em péssimo estado de conservação, abandonado, necessitando de uma revitalização e restauração para servir de instrumento de resguardo das peculiaridades regionais pouco conhecida da história brasileira e de promoção da própria cidade.
  • O maquinário veio da Inglaterra através de transporte marítimo e fluvial e era considerado extraordinário para a época.
Foto atual (Google imagens)

Foto atual (Google imagens)

FONTE: Fundac
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s